O que é Tomografia Computadorizada Multislice e como funciona?

O que é Tomografia Computadorizada Multislice e como funciona?

É cada vez mais comum o uso de exame de tomografia computadorizada para auxiliar em diagnósticos  mais precisos.

Exames de TC fornecem imagens bem mais detalhadas do que os de raios-X convencionais, especialmente no caso de vasos sanguíneos e tecidos moles, tais como órgãos internos e músculos.

Há de se considerar a tomografia computadorizada como método de apoio aos médicos pela sua versatilidade, já que o exame pode ser utilizado para diversos fins, como:

Identificação de tumores nas mais diversas partes do corpo humano.

Diagnósticos de patologias vasculares do crânio, carótidas, vasos pulmonares, vasos abdominais, etc.

Estudo de infartos cerebrais isquêmicos/ hemorrágicos.

Avaliação de trauma nas mais diversas áreas do corpo humano.

A Clínica CTsul é equipada com um Tomógrafo Multislice 16 canais, que possibilita a realização de exames de alto padrão de qualidade de imagem. 

O paciente é posicionado em uma mesa que se desloca para o interior de um anel com cerca de 80 cm de diâmetro onde serão adquiridas as imagens por raios-x.  O procedimento é extremamente rápido, pois o equipamento, com 16 canais, permite a obtenção de aproximadamente 128 imagens por segundo. 

O Tomógrafo da Clínica CTsul e equipado com ASIR (sistema de redução de dose de raio x), que reduz em até 40 % a dose no paciente.

Em alguns exames é necessária a utilização de meio de contraste iodado por via endovenosa. A clínica dispõe de contraste iodado não iônico (que minimiza as chances de reações nos pacientes). Porém este contraste deve ser injetado com grande velocidade, cerca de 4 a 5 ml/s e sempre de maneira homogênea, sendo que, para isto, deve-se utilizar uma bomba injetora elétrica, a qual injeta o contraste de maneira precisa e segura.